Agora, é possível ter a CNH digital na palma da sua mão, de maneira fácil, e o melhor, é válida.

A CNH é um documento essencial aos motoristas, pois, é ele que habilita os cidadãos a conduzirem veículos em todo o território nacional.

A CNH possui algumas categorias onde determinam os tipos de veículos no qual os usuários têm permissão para conduzir e as categorias são: A, B, C, D e E.

Até pouco tempo, a CNH só existia em sua versão impressa.

Mas atualmente, a Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) desenvolveu o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.

Dessa forma, ele possibilita o acesso dos usuários à habilitação de forma digital.

Neste artigo vamos saber mais sobre essa nova funcionalidade, por isso, continue acompanhando a leitura e confira!

Simulado Detran RJ – Placas de Regulamentação

O que é CNH Digital?

CNH digital

A Carteira Nacional de Habilitação Digital ou CNH-e é uma versão digital da habilitação. Ela pode ser baixada através do aplicativo criado pela Serpro, o Carteira Digital de Trânsito (CDT). Sendo assim, está disponível nas lojas de aplicativo App Store e Google Play. A CNH Digital tem a mesma validade jurídica da versão impressa, contudo a emissão dele é opcional. Além disso, a validade do documento é a mesma adotada para a versão impressa. Nesse programa, ainda é possível ter acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

Quais são as vantagens?

Além de ser muito funcional, a CNH-e é também uma versão muito segura, pois, têm um sistema de criptografia no qual valida a autenticidade. A versão digital da CNH é uma opção muito interessante e acessível, principalmente porque é possível utilizá-la como documento de identidade. Ainda, pode-se acessá-la a partir de qualquer lugar com um smartphone, mesmo de maneira offline, garantindo uma maior mobilidade.

Como emitir a CNH Digital?

Para fazer a aquisição da CNH Digital é necessário ter na CNH impressa, um QR Code na parte interna do documento. Após a identificação do QR Code, é preciso fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, na loja de aplicativos do seu celular. De acordo com o site da Serpro, ao baixar a aplicação, você precisará realizar um cadastro (caso não tenha se cadastrado ainda no site do Gov.br). Após isso, pode-se prosseguir para a etapa de adicionar a CNH-e, neste momento existem três opções se você tiver habilitado para adicionar:

  • Validação pelo celular (reconhecimento facial);
  • Certificado Digital (no portal de serviços do Denatran);
  • Sem Certificado Digital (validação de balcão do Detran).

Após esses procedimentos, terá validado sua CNH e já poderá utilizá-la no seu celular.

Quais são os valores?

Os valores cobrados ficam à cargo dos DETRANs, pois, ele é o órgão responsável por determinar valores de cobrança ao nível estadual. Entretanto, isso de acordo com a determinação do Denatran, entretanto, na maioria dos estados, a emissão da CNH-e é gratuita.

Como consultar a CNH Digital?

A fim de consultar a sua CNH Digital, basta acessar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, onde anteriormente foi adicionado sua CNH-e. Uma vez que é validado, ele fica disponível para consulta, mesmo se você não tiver acesso à internet (dados móveis ou Wi-Fi). Entretanto, o acesso à internet só é necessário no primeiro acesso. Além disso, ainda pode exportar o documento em uma versão em PDF e utilizá-la.

Quais são os estados aderiram à CNH digital?

Inicialmente, em 2017, quando a habilitação eletrônica foi criada, somente alguns estados aderiram a essa funcionalidade. Atualmente, todos os estados da federação já aderiram à habilitação eletrônica, de acordo com informações do Portal de Serviços do Denatran. Desse modo, a CNH-e está disponível nas UFs: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO. Agora, você já conheceu a CNH Digital e suas principais informações e funcionalidades. Portanto, já pode baixar o programa e começar a utilizar o seu documento. Sendo assim, se você gostou desse conteúdo, acesse nossa plataforma (inserir link e nome) e confira mais informações relativas ao contexto do trânsito.

Simulado Detran RJ IPVA: consulta e calendário de pagamento!