Conseguir a primeira habilitação é, com certeza, o desejo de muitos que estão passando para a fase adulta.

Assim também, de muitos adultos nos quais deixaram o tempo correr e ainda não conseguiram o documento, mas, a vontade comum a quase todos não é à toa.

Afinal, a carteira de habilitação proporciona benefícios como liberdade de locomoção, evitando atrasos, conforto e até facilidade em vagas de emprego.

Entretanto, apesar de todas essas vantagens, dirigir não é um ato de pura diversão. Tornar-se um motorista é assumir um papel de responsabilidade envolvendo vidas.

Por esse e outros motivos, tirar a primeira habilitação acaba sendo um processo demorado e burocrático, na qual tem várias etapas e custos.

De modo a te ajudar a entender e se preparar para a primeira habilitação, abordamos os principais assuntos onde todo candidato precisa saber. Boa leitura!

Simulado Detran RJ – Faça uma revisão rápida!

Etapas do processo para primeira habilitação

O processo de tirar a primeira habilitação é simples, mas exige paciência. Veja abaixo o passo a passo a fim de obter sua primeira habilitação:

  1. Efetuar a matrícula em um CFC (Centro de Formação de Condutores);
  2. Solicitar a guia no Detran e efetuar o pagamento;
  3. Realizar o exame de aptidão física e psicológica;
  4. Realizar todas as aulas teóricas no CFC;
  5. Fazer a prova teórica;
  6. Realizar as aulas no simulador de direção;
  7. Realizar as aulas práticas nas ruas;
  8. Fazer a prova prática;
  9. Se manter com a Permissão Provisória para Dirigir (PPD) por 1 ano;
  10. Caso atenda todos os requisitos, obtenção da CNH definitiva.

Documentos necessários da primeira habilitação

O candidato precisa ter idade mínima de 18 anos, saber ler, escrever e apresentar ao Detran, quando solicitar a guia, RG, CPF e um comprovante de residência atual. Cumprindo esses requisitos e apresentando esses documentos, o futuro motorista já consegue a guia para pagamento da primeira habilitação.

primeira habilitação

Exame de aptidão física e psicológica

Primeiramente, obter a primeira habilitação e ser um protagonista no trânsito implica muita responsabilidade. Sendo assim, antes de ter a primeira habilitação, é preciso ser avaliado com um exame de aptidão física e psicológica. Dessa forma, é verificado se ele possui condições físicas, psicológicas e cognitivas a fim de conduzir mantendo a segurança de todos. Na avaliação psicológica, o futuro motorista passa por uma conversa junto ao psicólogo individualmente e também realiza avaliações em sala.

Contudo, no exame de aptidão física, o avaliador verifica se a pessoa tem condições de saúde para dirigir. Os critérios envolvem visão, coordenação motora, força muscular, pressão arterial e qualquer outro fator no qual possa influenciar no desempenho do condutor. Após a avaliação, o candidato pode ser considerado:

  • Inapto – devido a alguma patologia permanente na qual o impede;
  • Inapto temporariamente – caso tenha um motivo temporário;
  • Apto – sem restrições;
  • Apto com restrição – em casos que o candidato tenha alguma ressalva, como, por exemplo, uso de óculos ao dirigir.

Sendo assim, passando desta etapa, o condutor precisará fazer as aulas e as provas teóricas e práticas a fim de obter a primeira habilitação.

Prova Teórica x Prova Prática

Depois que o futuro condutor passa nos exames físicos e psicológicos, ele pode começar as aulas teóricas no CFC a fim de ter sua primeira habilitação. Assim, após concluir, pode agendar a prova teórica na qual consiste em um questionário de múltipla escolha de 30 perguntas. Sendo assim, de modo ao futuro condutor consiga ser aprovado, precisa acertar pelo menos 21 questões.O teste tem duração de 1 hora e possui todos os assuntos abordados no CFC, como placas, sinalizações, direção defensiva, etc. Estando aprovado na teoria, a aluno pode iniciar as aulas no simulador e logo em seguida realizar as aulas práticas.

Após as aulas práticas, chega o momento mais temido: a prova prática, pois, esse é o momento onde o candidato mostra realmente que sabe dirigir. Nessa etapa, o candidato é avaliado desde quando entra no veículo. O avaliador vai anotar se ele colocou o cinto de segurança, se sinalizou corretamente e se obedeceu às placas e outras sinalizações. No geral, será preciso fazer a baliza dentro do tempo, dominando a meia embreagem e percorrer um caminho com segurança obedecendo às leis. Sendo assim, após aprovado em ambas as provas, o futuro condutor vai obter sua primeira habilitação.

Custos da primeira habilitação

Primeiramente, os valores de se conseguir a primeira CNH variam em cada estado. Mas, o candidato precisa saber, tudo tem um custo: guia do laudo, exames de aptidão, aulas e exames. No geral, esse processo pode chegar a até R$3.000,00. Vale lembrar, caso perca em algum processo, refazê-los irá gerar mais custos.

Tipos de habilitação

Os tipos de habilitação são distintos pela categoria, no qual podem variar entre A, B, C, D ou E. Cada uma diz respeito a um tipo de veículo no qual o condutor será capaz de conduzir. Porém, elas obedecem a um nível hierárquico, ou seja, um condutor a fim de chegar à categoria E, precisará possuir a D. Isso só não se aplica às duas categorias iniciais, nas quais são independentes. Você pode escolher A, para moto, mas caso já queira B a fim de conduzir carros, não necessitará tirar a categoria A antes. Contudo, na primeira habilitação, o condutor pode escolher apenas as categorias A e B.

Regras da primeira habilitação Provisória

Sendo assim, fiz todas as etapas e passei, já sou habilitado? Calma, ainda não! Você receberá a permissão provisória a fim de dirigir (PPD). Esse documento é válido por 1 ano e não restringe o condutor a se locomover em algum local, porém, é um período de muita atenção. Pois, se o condutor cometer alguma infração grave enquanto estiver com a PPD, corre o risco de não conseguir a definitiva no final dos 12 meses. Dessa forma, precisando reiniciar todo o processo de adquirir a primeira habilitação.

Então fique atento, pois cometer infrações graves, gravíssima ou reincidir em infrações médias, coloca em jogo sua primeira habilitação. Sendo assim, é um período de cautela, evitando álcool quando dirigir, andar sem cinto de segurança, entre outros. Dessa forma, percebemos, de modo a ter a primeira habilitação é preciso muita paciência, persistência e dedicação. Portanto, aproveite essas dicas, estude junto a simulados e acompanhe as informações no nosso site de modo a ter sucesso na prova! Desejamos a aprovação da sua primeira habilitação!

Simulado Detran RJ – Placas de Trânsito