Diferente do que muitos acreditam, a renovação CNH não é rara ou opcional. Na verdade, é um serviço obrigatório e necessário da circulação legal do veículo pelas vias.

A renovação CNH é tão importante quanto a primeira habilitação, pois a primeira é apenas a atualização da CNH.

Então, tendo o objetivo de alertar esquecidos, salientar a importância da renovação e manter os cidadãos informados, vamos trazer as principais informações sobre a renovação CNH.

Detran RJ – Conheça tudo sobre Mecânica Básica

Como fazer a renovação CNH?

A validade da CNH deve ser conhecida e lembrada pelo condutor. Isso porque dirigir nas vias tendo a habilitação vencida por mais de 30 dias, é uma violação da legislação de trânsito. Isso não quer dizer que o motorista tem 30 dias para dirigir tranquilamente, e sim, tem 30 dias de tempo ao providenciar a renovação CNH. O Código de Trânsito Brasileiro aponta essa como uma multa de natureza gravíssima e está descrita no artigo 162. A renovação CNH é algo realmente urgente e ao realizar o processo você deve:

  • Gerar a guia no próprio site do Detran RJ;
  • Pagar a taxa da renovação;
  • Agendar a entrega do documento em um dos postos disponíveis;
  • Comparecer ao posto portando os documentos exigidos em mãos;
  • Fazer o curso, exame de atualização (quando necessário) e os exames médicos de aptidão física e mental;
  • Realizar exame toxicológico (aos condutores nas categorias C, D ou E);
  • Fazer exame psicológico complementar (quem exerce atividade remunerada usando o veículo).

Descubra quais são os documentos exigidos mencionados anteriormente a seguir.

renovação cnh

Qual a documentação necessária na renovação CNH?

Evito ser pego de surpresa ou impedido de dar entrada na renovação CNH, verifique a lista da documentação requerida pelo Detran RJ. A lista não é grande, nem complicada, até mesmo fáceis de decorar, mas se algum deles não for apresentado, a renovação CNH não será possível. Os documentos são:

  • Documento original de identificação com foto;
  • A Carteira Nacional de Habilitação original vencida ou prestes a vencer;
  • Documento comprobatório do pagamento da taxa para renovação;
  • Comprovante de residência no nome do condutor, emitido há menos de 3 meses.

Alguns postos solicitam também a cópia desses documentos. Verifique no site de cada unidade ou leve as cópias apenas por garantia. Outra forma de garantir um bom resultado na prova oficial de renovação é com o simulado. Saiba mais sobre isso no próximo tópico!

Simulado Detran RJ

Por ter de realizar novos exames e provas, nem todos os condutores ficam animados da ideia de renovação CNH. Inclusive muitos evitam ou negam a renovação, sendo um grande erro. Assim como tudo na vida, o preparo nos deixa mais seguros e competentes ao enfrentar determinadas tarefas. Esta é uma dessas oportunidades de preparação e treinamento. Sendo assim, sua função é treinar o condutor antes da prova de renovação CNH.

Ele pode ser feito online e sem limites de tentativas, onde a calma e o conforto de casa te habilitam ao exame. Inclusive, essa é uma dica muito importante, faça o simulado sempre quando quiser, até sentir a segurança e a capacidade necessária de repetir com sucesso em uma prova real também. O Simulado Detran RJ tem o total de 30 questões. Todas são de múltipla escolha e submetida à sua realização de no máximo 60 minutos. Sobretudo, após iniciar o simuladão, você poderá seguir os seguintes passos:

  • Marcar a questão e clicar na opção “Próximo”;
  • Repetir o processo até completar as 30 questões;
  • Depois de responder à última questão, clicar na opção “Corrigir”;
  • Verificar na tela as questões erradas e acertadas, seu percentual e total de acertos;
  • Se assim preferir, repetir o processo.

Nosso blog busca trazer as mais importantes informações do departamento de trânsito da atualidade, então nos acompanhe e não perca nada. Mas caso ainda tenha dúvidas sobre a renovação CNH ou qualquer outro tópico, entre em contato conosco. Então, deixe seu questionamento nos comentários.

Simulado Detran RJ – Direção defensiva