A carteira nacional de habilitação é um documento muito importante na vida de muitos brasileiros, contudo pode ser necessário obter uma segunda via CNH.

Pois, caso perca o documento, precisará requisitar a segunda via, pois, trata-se de um documento de identificação de porte obrigatório aos condutores de veículos.

A CNH também é conhecida como carteira de motorista, e os condutores precisam dela para conduzir veículos automotores dentro das leis, em território nacional.

Logo, é um documento importante, no qual deve ser bem cuidado e estar em segurança.

Pois, caso seja roubada, furtada ou perdida, os seus dados pessoais poderão estar comprometidos e acarretar prejuízos.

Desse modo, caso alguma dessas situações aconteça, existe um procedimento a ser realizado junto ao Detran do seu estado, a solicitação da segunda via CNH.

Pensando nisso, neste artigo destacamos como acontece o processo de requisição da segunda via CNH.

Por isso, continue acompanhando a leitura e conheça os procedimentos necessários nestes casos!

Saiba o que é o CRLV e como solicitá-lo!

O que é e quando solicitar a segunda via CNH?

segunda via cnh

Trata-se de um procedimento de emissão de uma nova Carteira Nacional de Habilitação. Portanto, pode ser solicitada em caso de perda, rasura, danos, roubo ou furto da sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A segunda via CNH só pode ser solicitada pelo próprio motorista e existem alguns requerimentos a fim de fazer essa solicitação. Sendo assim, como exemplo, estar com a CNH dentro do prazo de validade. Outras exigências são: não ter pendências junto e requisitar a segunda via CNH apenas no município ao qual a CNH foi registrada.

Quais os documentos necessários?

Além de algumas exigências a fim de realizar a solicitação da segunda via CNH, há também alguns documentos necessários no processo, sendo eles:

  • Registro de identificação (RG, Passaporte, Carteira de Trabalho);
  • Comprovante de pagamento da taxa de serviço;
  • Comprovante de residência ou declaração de residência.

Quais são as taxas de serviço?

Esse serviço, tem uma taxa referente à requisição da segunda via CNH. O valor cobrado é de R$150,34, no Departamento Estadual de Trânsito do RJ, também o lugar onde poderá emitir o boleto de pagamento da taxa.

Quais são os procedimentos para solicitar a segunda via CNH?

Portanto, agora você já sabe as exigências, os documentos e as taxas de serviço. Sendo assim, o procedimento adotado a fim de tirar a Segunda via CNH, de acordo com o Departamento de Trânsito do estado do RJ, é:

  1. Pagamento da taxa;
  2. Agendamento através do telefone ou internet para a entrega de documentos em alguma unidade;
  3. No dia agendado, comparecer apresentando a documentação exigida.

Como obter a Segunda via CNH em caso de roubo ou furto?

Contudo, em casos de roubo ou furto da sua CNH, a solicitação de segunda via poderá isentar o pagamento da taxa. Mas, conforme o procedimento padrão, é preciso estar com a CNH dentro do prazo de validade. Além de realizar um Registro de Ocorrência, constando por escrito, o nome do documento roubado ou furtado. O Registro de Ocorrência original deve ser apresentado junto ao documento de identificação original. Além disso, após a apresentação dos documentos, será coletada a foto e a digital do condutor a fim de obter a segunda via CNH.

Portanto, poderá retirar em um prazo de 03 a 05 dias úteis na sede do Detran RJ. Agora, você já sabe quando é possível solicitar, quais os documentos requeridos, qual é a taxa cobrada e quais são os procedimentos. Portanto, conhece tanto os procedimentos na solicitação padrão, quanto em caso de roubo ou furto, pode-se fazer esse procedimento com segurança. Sendo assim, se você gostaria de ter acesso a mais conteúdos sobre serviços e procedimentos relacionados ao contexto do trânsito, continue nos acompanhando. Portanto, visite nossa plataforma do Simulado Detran RJ e tire todas as suas dúvidas relacionadas ao Detran RJ!

Simulado Detran RJ – Legislação de Trânsito