Diversos motoristas, sobretudo os que estão com a carteira de habilitação suspensa, precisam participar do Curso de Reciclagem para Condutores Infratores.

Sendo assim, o único meio de conseguir a CNH de volta. O condutor realiza o Curso de Reciclagem e depois a prova.

Neste artigo, preparamos orientações e dicas importantes sobre o Curso de Reciclagem e o melhor, saiba como fazê-lo on-line.

Saiba agora como fazer a sua renovação CNH!

O que é o Curso de Reciclagem?

O Curso de Reciclagem é realizado pelo motorista com a carteira suspensa, ou seja, impossibilitado de dirigir. Os condutores habilitados nas categorias C, D e E que dirigem profissionalmente podem fazer o curso preventivo de reciclagem, evitando assim, a suspensão por acúmulo de pontos.

Quem deverá fazer?

Quando o motorista tem a carteira de habilitação suspensa, ele fica proibido de dirigir e deve realizar o Curso de Reciclagem. Este curso é obrigatório a quem deseja recuperar a CNH, retida no departamento responsável. Entretanto, o art. 268 do CTB (Código de Trânsito brasileiro) indica outras situações nas quais os condutores devem passar pela reciclagem, são elas:

  • Quando é necessária a reeducação;
  • Envolvimento em acidente grave no qual tenha contribuído;
  • Condenação judicial por crime de trânsito;
  • Constatação de que o motorista está colocando a segurança do trânsito em risco;
  • Demais situações definidas pelo CONTRAN.

Quanto custa o curso?

Os custos do Curso de Reciclagem variam de acordo com o estado, CFC ou Centro de Ensino. Além disso, a taxa a ser paga também será adicionada ao investimento total.

Qual a duração do Curso de reciclagem?

curso de reciclagem

O Curso de Reciclagem tem a carga horária de 30 horas, no qual incluem apenas aulas teóricas. Ele pode ser realizado nas modalidades presencial ou online. Portanto, antes da realização da prova, é muito importante o motorista assistir às aulas e estudar por meio dos materiais de apoio, como apostilas e videoaulas. Além disso, responder aos simulados também colabora na preparação.

Como fazer o Curso de Reciclagem online

Durante o curso online, o motorista assistirá as aulas oferecidas na plataforma de cursos de uma instituição autorizada pelo DETRAN. Ao realizar o Curso de Reciclagem, o motorista obrigatoriamente seguirá os passos abaixo:

  • Pagar a taxa;
  • Realizar a matrícula no CRCI e acompanhar todas as aulas;
  • Agendar a prova no DETRAN.

Quais as vantagens do CRCI EAD?

Dentre os benefícios do curso EAD, destacamos a flexibilidade de horário. Pois permite o aluno assistir as aulas em qualquer lugar e hora do dia. Além disso, é disponibilizado todo o material de apoio necessário ao aprendizado, podendo ser consultado a qualquer tempo. Outra vantagem é a realização dos simulados, assim é possível conhecer o nível de conhecimento. Todos esses fatores contribuem na agilidade do curso, pois é possível conclui-lo em apenas três dias.

Quais os conteúdos?

A grade curricular do curso, prevista pela resolução 168/2004 do CONTRAN, contempla conteúdos sobre os seguintes tópicos:

  • Legislação de trânsito;
  • Direção defensiva;
  • Noções de primeiros socorros;
  • Relacionamento interpessoal.

Como funciona?

Depois de assistir às aulas, o condutor deve agendar a realização da prova junto ao DENTRAN. Ela contém 30 questões de múltipla escolha. A fim de conseguir a aprovação, o motorista deve acertar, no mínimo, 70% da avaliação, ou seja, 21 questões. Em caso de reprovação, o condutor pode realizar a avaliação novamente após 5 dias. Se for reprovado na segunda tentativa, é necessário realizar o Curso de Reciclagem novamente e refazer a prova. O trânsito preciso ser visto com muito cuidado, sobretudo pelos motoristas. Quem dirige tem de ser consciente, pois está conduzindo um veículo e muitas vidas. Por isso, o curso é uma excelente oportunidade dos motoristas se atualizarem sobre o Código de Trânsito Brasileiro. Sem dúvida, esta é uma grande ferramenta na conquista de um trânsito seguro a todos nós.

Detran RJ – Conheça tudo sobre Mecânica Básica