Ao comprar um veículo, os proprietários precisam estar cientes e atualizados diante de alguns procedimentos, normas, documentações e licenciamento.

Dessa forma, podendo trafegar com segurança dentro das leis de trânsito do país.

Além do DPVAT no qual é o seguro obrigatório e do IPVA, outro documento no qual precisa ser renovado anualmente é o licenciamento do automóvel.

Portanto, continue acompanhando a leitura e saiba tudo sobre o assunto!

Simulado Detran RJ – Mudança de categoria CNH

O que é e para que serve o licenciamento?

O licenciamento é uma taxa anual na qual deve ser paga pelos proprietários de veículos automotores. Portanto, serve para ser autorizada a circulação do automóvel em todo território nacional. Este documento é um compromisso anual obrigatório no qual os condutores assumem ao comprar um automóvel. Portanto, ele assegura que o veículo está em conformidade com as leis e regulamentos do país e dos órgãos fiscalizadores, portanto, apto para circulação. Além disso, o pagamento do licenciamento torna possível a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Pois, esse é um registro de porte obrigatório aos condutores de veículo.

licenciamento

Como fazer o licenciamento online?

O licenciamento do automóvel é um serviço de fiscalização feito pelo Departamento Estadual de Trânsito do Estado de cada estado do país. Portanto, pode variar tanto nos procedimentos necessários e no valor a ser pago, quanto nas datas de vencimento. Desse modo, o recomendado é consultar o site do Detran do seu estado e verificar as informações. Fazer o licenciamento pela internet é muito simples. Neste artigo, informaremos os procedimentos necessários realizados no Detran RJ. A fim de realizar o licenciamento, é preciso estar com o pagamento de multas e de outras taxas como o IPVA e o DPVAT atualizados. Assim também, o pagamento do licenciamento do ano anterior, além disso, você precisará:

  1. Emitir a GRT (Guia de Regularização de Taxas) no valor de R$210,00 e a guia do DPVAT;
  2. Realizar o pagamento dos boletos nos quais foram emitidos;
  3. Após a confirmação e compensação do pagamento das taxas, é necessário agendar um horário no Detran para pegar o documento;
  4. Retirar o documento na unidade agendada em posse do último CRLV e do CRV ou do licenciamento digital acessado pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.

Quais os documentos necessários?

Os documentos solicitados no processo de atualização do licenciamento do carro, de acordo com o Detran RJ, são:

  • Documento de identificação original da pessoa na qual solicita o serviço;
  • Apresentação do original do último CRLV (Certificado de Registro Licenciado do Veículo) ou o CRV (Certificado de Registro do Veículo);
  • Caso o carro seja movido a gás natural (GNV), é necessário apresentar o número do Certificado de Segurança Veicular (CSV).

Quais são as penalidades?

Primeiramente, o CRLV é um registro de porte obrigatório. Sendo assim, ao conduzir o automóvel sem ele, o motorista estará sujeito ao pagamento de uma multa de natureza gravíssima, com perda de 7 pontos na CNH.

Datas de vencimento

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro, existem as datas de vencimento do licenciamento relativo ao ano de 2020. Tanto aos veículos nos quais irão realizar vistoria quanto aos veículos onde não realizaram, são, final da placa do automóvel e data de vencimento. Portanto, as datas são:

  • Final 0 a 6: 31/10/2020;
  • Final 7 a 9: 30/11/2020.

Agora, você já sabe o que é o licenciamento, quais são os documentos necessários a fim de realizá-lo. Dessa forma também, conhece os procedimentos nos quais precisam ser feitos a fim de emitir o licenciamento atualizado do seu carro. Assim também, as penalidades caso não esteja portando o documento e as datas de vencimento do ano de 2020. Dessa forma, pode se atualizar diante dos seus compromissos anuais com os órgãos fiscalizadores do trânsito. Sendo assim, caso queira saber mais informações sobre assuntos relativos a este, continue acompanhando a nossa plataforma!

Conheça tudo sobre o Seguro DPVAT!