A Direção Defensiva com cuidado, atenção e respeitando as leis pode ajudar na prevenção e impedir muitos acidentes.  Por isso, a Direção Defensiva passou a ser abordada nos cursos de formação de condutores.

Pois, o Brasil já é conhecido mundialmente como um dos países com o maior índice de acidentes de trânsito, causado devido a inúmeras imprudências por parte dos motoristas.

Portanto, neste artigo, vamos falar sobre a importância de praticar a Direção Defensiva no dia a dia e de forma abordada na prova prática da CNH.

Simulado Detran RJ – Placas de Trânsito

O que é Direção Defensiva?

A Direção Defensiva pode ser entendida como um conjunto de técnicas de segurança a serem usadas pelo condutor, enquanto está na direção. Seu objetivo, contudo, é de prevenir e evitar acidentes graves. No geral, todos os motoristas deveriam dirigir com cuidado e atenção, seguindo fielmente todas as leis de trânsito. Porém, isso realmente é difícil de acontecer diariamente. Portanto, a Direção Defensiva deve ser vista como uma forma de conduzir o veículo de maneira segura.

Como praticá-la no dia a dia?

Ao praticar a Direção Defensiva, é preciso ser um motorista paciente, calmo, estar ciente das leis e das punições recebidas pelo não cumprimento as normas. Muitos condutores excedem o limite de velocidade sem necessidade, não são corteses com os pedestres e outros motoristas, ignoram a legislação e a sinalização de trânsito. Portanto, na Direção Defensiva inclui a cordialidade aos demais motoristas, seguindo a legislação vigente e com atenção redobrada ao que acontece ao seu redor.

Distração no celular

A falta de atenção causada pelo uso do celular diminui consideravelmente o tempo em que o condutor pode reagir a alguma adversidade durante o trajeto. O condutor não consegue frear o veículo a tempo ou mudar de direção afim de evitar a colisão com outro veículo, pedestre ou qualquer outro local. Sendo assim, as chances de causar um acidente são cada veze maiores. Nos casos onde não há como parar o veículo ao usar o telefone, é possível utilizar o mecanismo de viva-voz, presente nos aparelhos e também em alguns carros.

direção defensiva

Itens de segurança

Muitas pessoas envolvidas em acidentes poderiam ter tido suas vidas preservadas ou evitado lesões mais graves se estivessem usando os itens de segurança obrigatórios por lei. O cinto de segurança deve ser usado por todos dentro do veículo, sem exceção.

Uma pesquisa realizada pelo Hospital Sara Kubitscheck concluiu que 30% das vítimas de acidentes no hospital estavam no banco de trás. O capacete também deve seguir algumas orientações, como ser certificado pelo INMETRO, ter o tamanho correto e possuir viseira protetora e visão clara ao motociclista.

Leis de trânsito

O Brasil possui uma legislação própria regente e normas. O condutor ao evitar cumprir a lei, está sujeito a sofrer penalidades conforme a infração cometida. Portanto, estar ciente de todas as leis é de suma importância na direção defensiva. Afinal, é a legislação responsável pelas regras de conduta adequada, a fim de evitar acidentes.

Revisões preventivas

Manter o seu veículo em perfeito estado de uso, seja qual for a modalidade, também está incluso ao praticar a direção defensiva. Dessa forma, evitam-se falhas mecânicas e possíveis sinistros. Assim, é importante o veículo passar por revisões periódicas a fim de identificar possíveis problemas. A prevenção é uma das maneiras de evitar acidentes.

Direção Defensiva na prova prática

A prova prática do Detran é uma forma de utilizar todos os conhecimentos sobre Direção Defensiva absorvidos durante o curso de formação de condutores. Então, basta seguir as orientações estudadas. É importante manter a calma, estar atento aos pedestres e ações de outros condutores, obedecer a sinalização e dirigir dentro da velocidade permitida para o local. Todas essas medidas serão observadas pelos responsáveis da avaliação de condução feita pelo motorista ou motociclista. Ao seguir todas as normas, há boas chances de aprovação.

Saiba como tirar a sua Primeira habilitação?